ATUALIZADO: 📅 set, 13 2021 🕘 às 22:36
Sair com máscara hoje em dia é de extrema importância, mas só utilizar a máscara não resolve, precisamos tomar alguns cuidados com ela, pois precisamos trocá-la a cada 2 horas, o que tornaria seu custo cara para cada uma que usássemos fora de casa. Algumas máscaras são reutilizáveis, ensinamos a fazê-las na postagem anterior e nessa, ensinaremos a higienizar, guardar e descartá-las corretamente.
Para curtas viagens, compras rápidas uma máscara é ideal, mas em longas viagens, trabalho ou qualquer outra coisa, a máscara precisa ser trocada e não pode ser utilizada por mais de 2 horas, pois ela perde a eficácia, tornando-se ainda perigosa.
Cuidados essenciais
Neste momento, prioriza a população a criar a própria máscara, a fim de evitarmos o uso desnecessário dos modelos N95 e PFF (Peça Facial Filtrante), que são modelos de uso exclusivo dos profissionais da saúde, que necessitam de seu uso, devido ao contato constante com pessoas infectadas com o COVID-19 e, pior, podem ser tornar escassas no mercado! O ideal é utilizarmos a máscara descartável ou caseira, onde para situações corriqueiras como no dia a dia, ela é mais do que suficiente para nos mantermos seguros.
![]() |
Modelos de máscara PFF de nível 1 ao 3. |
A orientação dada pelo Ministério da Saúde é que ela tenha ao menos duas camadas de pano (dupla face), utilizando tecidos como algodão, tricoline ou TNT e que tampem completamente o nariz e a boca, sem deixar quaisquer espaços laterais ou superiores. O Ministério da Saúde disponibilizou uma receita prática para lavagem das máscaras, acompanhe:
- Em um balde, misture 1 litro de água com 4 colheres (sopa) de detergente e 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio. Em seguida, lave a máscara com esta receita e enxágue bem;
- Em outro recipiente, adicione 1 litro de água e 2 colheres (sopa) de água sanitária (2% a 2,5%). Coloque a máscara e deixe de molho entre 20 e 30 minutos;
- Para finalizar, enxágue e deixe secar ao ar livre;
- Você também pode passar a máscara com ferro quente, desde que ela seja de pano. Tome cuidado para não danificar os elásticos;
- Não torça a máscara, isso irá desgastar o tecido. Não misture com outras peças, as máscaras devem ser lavadas individualmente.
Descarte seguro das máscaras descartáveis
Diferente de outros produtos, a máscara é um artigo de saúde, e deve ser manejada e descartada com segurança, conforme os passos abaixo:
- Jamais, em hipótese alguma descarte sua máscara em lixos urbanos ou na própria rua, uma vez que a máscara usada contém resíduos de saliva entre outras secreções, o vírus se dissemina mais facilmente através do contágio aéreo ou contato com animais como ratos ou mesmo pessoas.
- A máscara deve ser envolvida dentre de um saco plástico, é recomendável que coloque várias máscaras em um mesmo saco em um limite de dois terços do total volume, a fim de evitar acúmulos e danos a sacola. Aconselha-se a identificação das sacolas, para facilitação da triagem do lixo, sobretudo a quem mora em apartamentos ou condomínios e faz-se a separação. Assim cuidados não só da nossa saúde, mas também dos catadores.
- O ideal é descartá-las junto ao lixo orgânico, não com os recicláveis, evitando que os catadores sejam contaminados em busca de restos de alimentos, pois o processo de putrefação dos resíduos ajudará a destruir o vírus.
Lembrando, que esses passos valem para as máscaras descartáveis, uma vez que as de pano podem ser lavadas e reutilizadas.
Fontes: Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Canal do Dr. Bactéria (Roberto Figueiredo), Delta Plus – Your Safe at Work, Correio Brasiliense – Cidades.